kuvasz

13/10/12

HISTÓRIA

                     O Kuvasz é descendente direto do grande mastim tibetano,

                     Por ser uma raça muito antiga, há várias hipóteses  sobre sua origem,

                     Mas sabe-se que durante séculos foi criado para trabalhar na guarda de propriedades e de animais domésticos sem a supervisão de seus donos.

                     No sec XV eram trocados como presentes entre nobres com os quais participavam de caçadas à javalis e ursos.

                  Na segunda guerra mundial a raça foi muito prejudicada, quando muitos cães foram fuzilados  pelas tropas que atravessavam a Hungria e outros morreram de fome.

               O padrão da raça foi aceito pela FCI (federação cinológica internacional) em 1934.

               A origem da raça pode ser entendida através do estudo do significado da palavra kuvasz,

               Ao estudar o povo Sumério, e a região dos rios Tigre e Eufrates, berço das civilizações do Oriente Médio, percebeu-se que o nome kuvasz aparece na cultura mítica daquela região . Eram cães que acompanhavam os pastores por toda a Mesopotâmia até a atual Hungria.

               A origem da palavra kuvasz é suméria (ku – vem de kudda, que siginifica cão, que evoluiu para kutta, No vocabulário húngaro  encontramos a palavra kutya. Por outro lado, a palavra assa, que significa cavalo. Ku-assa então, significa cão que guarda e corre em volta dos cavalos, tais origens só mostram que essa raça esta entre as mais antigas dos cães pastores. , comparada às raças primitivas chamadas  faraônicas de acordo com a divisão das raças caninas da FCI

                Outros autores dizem que a palavra kuvasz provém da palavra kavas, que significa “custódia da segurança” referindo-se à sua fama de ser um cão altivo e aldaz. Outro significado, dados pelos turcos é “guarda seguro”.

                De acordo com os estudos do Dr. Antal Kovács, os húngaros, após serem vizinhos do povo Chuvash por  mais de mil anos, supôs que a palavra kuvasz se originou da palavra Chuvash, deduzindo então que à pelo menos 2500 anos essa raça vem sendo criada pelos húngaros,

 

                                                     Características gerais

 

                     O kuvasz é um grande e belo cão branco de trabalho, bem construído, elegante, inteligente, resistente, ágil e equilibrado.

                     As fêmeas medem de 66 a 70cm e os machos 71 a 76cm.

         As proporções da cabeça são de grande importância para a raça, sendo considerada a parte mais bonita do kuvasz. A trufa ,as pálpebras e lábios devem ser bem pretas

 

          Seu corpo é um retângulo quase quadrado.

          A pele é bem aderida e bem pigmentada . conferindo proteção do frio ou calor.

          Sua musculatura é seca, lhe conferindo um aspecto de dureza e força.]

      Sua pelagem é bastante densa, ondulada e um pouco áspera. Ficando sempre livre e solta, Debaixo dessa pelagem há um subpelo lanoso mais fino. Nos machos a pelagem é mais longa, formando uma bela juba .

 

.                    Temperamento

                  O kuvasz é reservado com estranhos e apaixonado pela sua família, tem  muita paciência com as crianças e são verdadeiras babás.

                    Sua característica arrogante lhe dá um ar de nobreza. Tem instinto nato de proteção não precisando ser treinado para guarda.. o kuvasz, como um cavaleiro concilia charme e elegância com uma  refinada personalidade . . É um cão que gosta de ser bem tratado, não deve ser educado com gritos ou brutalidade.,

                    É resistente e capaz de trotar continuamente cerca de 25 km por dia sem nenhum esforço.

                   Atualmente no Brasil é amplamente utilizado como guarda tanto em zona urbana como na rural.

                   Em casa observa as visitas de longe e, se preciso, é capaz de dar sua vida para proteger seus donos.  Estando sempre pronto a defende-los. Essas visitas só tem a permissão de entrar quando acompanhadas de seus proprietários..

                 É paciente com as crianças, carinhoso e leal.

                  É um cão que necessita de limites já que tem temperamento forte, equilibrado  e dominante. A socialização e sua educação devem ser precoce pois, quanto mais se permitir que ele desenvolva o comportamento independente, mais parecerá teimoso.

                Nas  fazendas aqui no Brasil protege os rebanhos que lhe são conferidos, evitando ataques de onças, cães do mato inclusive invasores humanos

                 Sua convivência com outros cães é tranqüila e sabe se impor, gradativamente, estudando o outro até se tornar o “lider”. Pode viver em harmonia com outras espécies.

 

Feito por Anita Vergueiro e Paulo Galter

Kuvaszok kennel (Brasil)

WWW.canilkuvaszok.com.br

 


Canil Kuvaszok

Contactos

Contacto: Anita e Paulo
paraibuna - SP
SP - Paraibuna

Telefone: 1297687811
1297768582
Afixo: KUVASZOK KENNEL

Raças Criadas